segunda-feira, 19 de dezembro de 2011
Poesia visual: Hernán Cortez e Malinche
O espanhol Hernán Cortez e a indígena Malinche (Malintzin ou Dona Marina) formam o casal mais polêmico e famoso de todo o contexto histórico da conquista do México. Esta pintura tenta conferir um aspecto grandioso e uma atmosfera romântica para o encontro dos dois. Dominando os idiomas maia e náhuatl e tendo conhecimentos "básicos" de espanhol,Malinche saiu da condição de escrava para tornar-se conselheira e "amante" do conquistador espanhol. Revelou-lhe preciosos detalhes do pensamento religioso mexica, que foram fundamentais para a captura de Montezuma e o controle de Mexico-Tenochtitlán. Muitos mexicanos veem essa atitude da Malinche como uma traição. Isso explica porque eles, com frequência, chamam os traidores de "malinchistas".
terça-feira, 8 de novembro de 2011
sexta-feira, 4 de novembro de 2011
Poesia visual: Tulum (México)
Imagens do sítio arqueológico maia de Tulum (México). O lugar é lindo, mas as ruínas, no meu ponto de vista, estão longe de ser as mais belas do mundo maia. Contudo, há edifícios muito curiosos como o da segunda imagem (Templo doa Afrescos), por exemplo. Nesse caso, os arquitetos usaram sua criatividade para destacar, numa das esquinas do edifício, a figura de um personagem humanizado, feito de estuque. Conseguem visualizá-los?
sexta-feira, 21 de outubro de 2011
quinta-feira, 20 de outubro de 2011
segunda-feira, 17 de outubro de 2011
Homenagem ao Tawantinsuyu: Machu Picchu
Neste ano comemorou-se o centenário da "descoberta de Machu Picchu" pelo explorador estadunidense Hiram Bingham. Isso valeu uma homenagem do Google e nós não poderíamos ficar para trás, não é? Afinal a "Montanha Velha" é um testemunho da engenharia inca e um dos mais conhecidos patrimônios históricos da humanidade.
quarta-feira, 5 de outubro de 2011
Tumba do rei Pakal (Palenque)
terça-feira, 4 de outubro de 2011
terça-feira, 27 de setembro de 2011
Hieróglifos maia do Tzolk'in
sexta-feira, 23 de setembro de 2011
terça-feira, 20 de setembro de 2011
terça-feira, 6 de setembro de 2011
sábado, 3 de setembro de 2011
Incensário maia encontrado em Palenque (Chiapas, México)
Este tipo de incensário, com decorações alusivas ao deus solar Kinich Ahaw, foi muito comum na cidade maia de Palenque, localizada no atual estado mexicano de Chiapas.Durante os rituais de grande porte, esses incensários eram distribuídos harmonicamente nas laterais das plataformas das pirâmides-templo ou ao longo da escadarias principais de acesso às mesmas.Alguns eram inclusive fixados nessas plataformas com argamassa. Além do efeito decorativo, os incensários contribuíram
para a construção de uma identidade olfativa desse tipo de evento, pois, literalmente, os rituias tinham cheiro.
para a construção de uma identidade olfativa desse tipo de evento, pois, literalmente, os rituias tinham cheiro.
Frederick Catherwood: ruínas de Uxmal (Yucatán, México)
Assinar:
Postagens (Atom)